Constantes em PHP

Uma constante, como o próprio nome já diz, é um nome ou um identificador para um valor fixo.

São parecidas com variáveis, exceto que uma vez definidas, não podem ser mais alteradas.

Constantes são muito úteis para armazenar dados que não mudam enquanto nosso sistema está em execução. Exemplos comuns de tais dados incluem configurações, tais como nome de usuário de banco de dados e senha, entre diversos outros parâmetros.

Como declarar constantes

Constantes são definidas usando a função de definição () do PHP, que aceita dois argumentos: o nome da constante, e seu valor. Uma vez definido o valor constante pode ser acessado a qualquer momento apenas referindo – se ao seu nome. Aqui está um exemplo simples:

<?php
define("NOME_EMPRESA", "Nome da Empresa");
?>

Qual a diferença entre variáveis e constantes?

Não há necessidade de escrever um sinal de dólar ( $ ) antes de uma constante. Já nas variávveis, é preciso começar com $.

As constantes não podem ser definidas pela simples atribuição, elas só podem ser definidas usando a função define() As constantes podem ser definidas e acessadas em qualquer lugar, basta que o módulo que contenha a constante seja referenciado.

Uma vez que as constantes foram definidas, não podem mais serem alteradas.

Nomenclatura para constantes em PHP

O nome das constantes deve seguir as mesmas regras que os nomes das variáveis, o que significa que um nome constante válido deve começar com uma letra ou sublinhado, seguido por qualquer número de letras, números ou sublinhados com uma exceção: o prefixo $ não é necessário para nomes constantes.

Por convenção, os nomes constantes são geralmente escritos em letras maiúsculas. Isto é para sua fácil identificação e diferenciação de variáveis no código fonte.

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido