Como criar um redirecionamento HTML

Redirecionamento HTML é um recurso importante quando precisamos fazer com que nossos usuários passem de uma página X para uma página Y.

Existe diversos usos para isso. Você pode criar um redirecionamento HTML para enviar os usuários para um novo endereço, ou simplesmente contabilizar a quantidade de acessos a partir de uma determinada URL.

Para redirecionar a partir de uma página HTML, nós usaremos a tag META. Com isso, use o atributo http-equiv para fornecer um cabeçalho HTTP para o valor do atributo content. O valor no conteúdo é o número de segundos; você quer que a página redirecione depois.

Configura o atributo de conteúdo para 0, se quiser que seja carregado imediatamente.

É possível também fazer redirecionamento através do JavaScript, PHP, entre outras possibilidades.

O que é um redirecionamento HTML?

Um redirecionamento acontece quando um usuário entra em uma URL, mas ela muda, e o Navegador leva-os para uma diferente.

Os desenvolvedores dependem deles quando eles precisam mudar a estrutura de seu site ou a localização de uma página em particular. Claro, você pode redirecionar para um site completamente diferente também.

Ao trabalhar com o protocolo de transferência de hipertexto (HTTP), você precisa ter um entendimento básico de seus códigos de resposta.

A sintaxe para o código de redirecionamento HTML

Ele permite que você escolha se você precisa de um redirecionamento imediato ou atrasado. Se você especificar o tempo de atraso em segundos,o usuário vai ver a página antiga por exatamente esse tempo.

Para fazer uma página em HTML redirecionar para outra página, você deve seguir esta sintaxe:

<meta http-equiv="refresh" content="tempo; URL=novo-endereco" />

Como pode ver, na instrução acima, temos dois parâmetros:

  • Tempo: representa o atraso antes do navegador redirecionar o Usuário para uma página diferente. Caso não queira nenhum tipo de atraso, você pode indicar o número 0 para que o redirecionamento HTML seja imediato.
  • Novo-endereço: representa o endereço URL que você precisa redirecionar seu usuário para após o atraso.

No exemplo abaixo, você pode ver o código de redirecionamento HTML :

<!DOCTYPE html>
<html>
   <head>
      <title>Exemplo de redicionamento HTML</title>
      <meta http-equiv="refresh" content="4; url = https://portaldesenvolvedor.com/" />
   </head>
   <body>
      <p>Esta é uma página de exemplo. Ela será redirecionada para o site https://portaldesenvolvedor.com/. Aguarde 4 segundos</p>
   </body>
</html>