Aprender PHP

O PHP é uma linguagem de programação que permite aos desenvolvedores web criar conteúdo dinâmico para Internet. Trata-se de uma linguagem de código aberto, interpretada e orientada a objetos.

PHP é um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”.

Sem dúvida, o PHP é uma excelente alternativa para desenvolver aplicações complexas para Internet. Trata-se de uma linguagem de scripts que funciona dentro de um servidor Web que trabalha em conjunto com HTML. Ele é usado para gerenciar conteúdo dinâmico, bases de dados, rastreamento de sessão, até mesmo construir sites de comércio eletrônico inteiro.

PHP é a linguagem de script mais popular na web. Sem o PHP  O curso é orientado para fazer de você um PHP pro. Uma vez que você digere todos os fundamentos, o curso irá ajudá-lo a criar sua própria aplicação de pesquisa de opinião.

Por que aprender PHP?

PHP começou como um pequeno projeto de código aberto que evoluiu como mais e mais pessoas descobriram como era útil. Rasmus Lerdorf lançou a primeira versão do PHP em 1994.

PHP é uma linguagem escolhida por estudantes e profissionais da área de desenvolvimento. Também é a opção primária de diversas empresas de renome no mercado, como Facebook, o Yahoo e o Google.

Ele está integrado com uma série de bases de dados populares, incluindo MySQL, PostgreSQL, Oracle, Sybase, Informix e Microsoft SQL Server.

Também há nativamente suporte de diversos protocolos como POP3, IMAP e LDAP.

A sintaxe do PHP é semelhante a linguagem C, considerada um das mais importantes linguagens de programação da história.

No PHP, destacam-se as seguintes características:

  • Simplicidade
  • Eficiência
  • Segurança
  • Flexibilidade
  • Familiaridade

História do PHP

O PHP foi criado por Rasmus Lerdorf em 1994, mas apareceu no mercado em 1995. PHP 7.4.0 é a última versão do PHP, que foi lançado em 28 de novembro. Alguns pontos importantes precisam ser notados sobre PHP são como seguido:

  • PHP significa pré-processador de hipertexto.
  • PHP é uma linguagem interpretada, ou seja, não há necessidade de compilação.
  • PHP é mais rápido do que outras linguagens de script, por exemplo, ASP e JSP.
  • PHP é uma linguagem de scripts do lado do servidor
  • PHP pode ser incorporado no HTML.
  • PHP é uma linguagem orientada a objetos.
  • PHP é uma linguagem de script de código aberto.

Características do PHP

Desempenho

O código PHP é normalmente executado muito mais rápido do que scripts feitos em outras linguagens, como o Asp Clássico.

Isso porque a utilização de memória, carregamento e processamento do servidor é reduzido, o que resulta em velocidade de processamento mais rápida e melhor desempenho.

Suporte a sistemas de banco de dados

Há uma grande variedade de conexão com diversos bancos. PHP suporta todas as bases de dados principais, tais como MySQL, SqLite, ODBC, entre outros.

Independente de sistema operacional

PHP está disponível para WINDOWS, MAC, LINUX & UNIX.

Isso significa que uma aplicação PHP desenvolvida em um determinado sistema operacional pode ser executada em outro sem maiores dificuldades.

Comunidade ativa de desenvolvedores

A linguagem conta ainda com uma grande comunidade de desenvolvedores, que atualizam regularmente documentação, tutoriais, ajuda online e diversos vídeos no YouTube.

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido