Administrador de sistemas: Conheça a profissão

Um administrador de sistemas faz parte de grande parte dos departamentos de TI e é responsável ​​por tarefas diárias, como sistemas operacionais, aplicativos, servidores de Internet, e-mail, protocolos de segurança, PCs e redes de comunicação. 

No nível mais básico, é responsável por manter os sistemas de computador da empresa funcionando normalmente. Embora o cargo possa ser muito tradicional, ele pode ser delegado através também da empresa de outsourcing de TI.

As funções variam de empresa para empresa, mas normalmente incluem monitorar o desempenho do sistema e encontrar a causa raiz do problema para resolvê-lo, além de garantir a eficiência e a segurança da infraestrutura das tecnologias. 

Outros papéis incluídos neste fundamento incluem administrador de TI, engenheiro de rede e administrador de rede. 

As tarefas diárias dessas funções estão relacionadas ao tamanho e escopo da empresa, mas podem envolver a instalação e configuração de software e hardware, criação de contas de funcionários, gerenciamento de atualizações de software e hardware, e treinamento de profissionais.

O que um administrador de sistemas faz? E quais suas responsabilidades?

Os administradores de sistemas são profissionais responsáveis ​​por coordenar o ambiente de computação, implementar e registrar rotinas e projetos que controlam sistemas operacionais, bancos de dados e níveis de serviço de rede. 

Os administradores de sistemas operam com o fornecimento de suporte técnico para o uso de equipamentos e programas de computador e sistemas de computador que oferecem suporte a usuários, configuram e instalam recursos e controlam a segurança do ambiente de computação.

A responsabilidade do administrador do sistemas é lidar com a configuração e manutenção do ambiente dos sistemas, desde o monitoramento do desempenho e disponibilidade do sistema, até a implementação da definição e monitoramento do provedor de infraestrutura do sistema, montagem de máquinas, configuração de backup e manutenção, e realizar a instalação do sistema operacional e configuração.

Para que os profissionais possam obter um bom desempenho como um administrador de sistemas após a graduação, eles devem ter conhecimento de arquitetura de software, automação de infraestrutura e implementação geral de sistemas.

Quais são as tarefas diárias de um administrador de sistemas?

Entre as tarefas que são de responsabilidade do administrador de sistemas, as seguintes se destacam.

Atualização de hardware antigo ou novo

Sempre que um novo hardware é adquirido ou um hardware antigo está precisando de atualização ou movido de uma máquina para outra por motivos de manutenção ou atualização, geralmente é necessário reconfigurar o sistema operacional para reconhecer e iniciar a instalação desse novo hardware.

Essas tarefas de suporte de hardware possuem variações de simplesmente adicionar impressoras à rede, ou até mesmo prerrogativas com mais complexidade, como configurações ligadas à infraestrutura de rede.

Criar, remover, e, atribuir os direitos aos usuários

O administrador de sistemas precisa adicionar novas contas de usuário ao sistema, mas, também precisa excluir contas de usuário que não estão mais ativas na empresa.

Além disso, existe a necessidade de atribuir direitos de acesso a todo o complexo de informações. O processo pode ser automatizado até certo ponto, porém, certas funções devem ser executadas manualmente pelo administrador de sistemas ou um gerente técnico.

Ao um usuário deixar a empresa, ele não deve mais acessar o sistema e, se aplicável, a conta do usuário deve ser desativada ou excluída. No entanto, o administrador do sistema deve guardar adequadamente as informações que este usuário gerou.

Fazer o monitoramento e auditar a segurança da rede

Automaticamente importante é que as políticas de segurança devem ser implementadas na empresa, e esses logs de auditoria devem ser verificados regularmente para monitorar o acesso não autorizado ao sistema para que a segurança nunca seja violada.

Instalação de novos softwares ou atualização dos já usados

Sempre que uma empresa compra um novo software, seja um software livre ou não, ele precisa ser instalado e testado normalmente para a verificação da compatibilidade e/ou da incompatibilidade.

Após aprovado, deve ser implantado automaticamente por meio de políticas de rede, geralmente sem intervenção do usuário, por meio dos servidores da empresa. Quando uma atualização é lançada, ela deve ser testada, aprovada e implantada da mesma maneira descrita acima.

Realizar backups de rotina

Fazer backup dos dados da empresa é a tarefa mais importante que um gerente técnico ou administrador de sistemas deve executar. Porém, não é bem o que é visto nas empresas normalmente. De maneira alguma, deve ser ignorada esta tarefa.

Os backups sempre levam muito tempo, mas precisam ser feitos em rotinas estabelecidas. Esses backups podem ser totalmente automatizados e devem ser monitorados por administradores de sistema, não de maneira alguma por usuários.

Quais são as áreas que o administrador de sistemas se relaciona?

Os administradores de sistemas, como profissionais responsáveis ​​pela coordenação de ambientes de computação, implementar e registrar rotinas e projetos que controlam sistemas operacionais, bancos de dados e níveis de serviço de rede, estão relacionados às áreas de banco de dados, de telecomunicações e de TI.

Qual tipo de pessoa é o perfil ideal para ser um administrador de sistemas?

Semelhante aos gerentes de produto, os administradores de sistemas precisam ser bons comunicadores para resolver claramente quaisquer problemas com a equipe e garantir que eles sejam resolvidos em tempo hábil. Mas também precisam ter a forma de pensar de um técnico para entender a complexidade do sistema com que estão lidando.

Além das habilidades necessárias para analisar e resolver problemas, um bom desempenho no modo multitarefa é uma característica básica. Outras habilidades importantes: conseguir administrar bem o tempo e conseguir ouvir e compreender ativamente.

Salário de um administrador de sistemas

Segundo levantamento do Salario.com.br e dados oficiais da Novo CAGED, eSocial e Web Employer, o valor médio do salário dos administradores de sistema que trabalha 42 horas semanais no mercado de trabalho brasileiro é de R$ 5.673,70, totalizando de setembro de 2020 a agosto de 2021, 5.508 salários de profissionais admitidos e demitidos pelas empresas.

A faixa salarial dos administradores de sistemas está entre o salário médio de R $4.175,00 na pesquisa e o salário máximo de R $14.155,91, dos quais R $5.178,32 são profissionais que levam em consideração todo o sistema CLT brasileiro. Limite do acordo coletivo para 2021.