Aplicativos de Bancos Digitais: são realmente seguros?

Segurança é um dos assuntos mais comentados da atualidade. Sempre que pensamos em comprar ou usar algo, passamos pela pergunta “será que é seguro”? Os aplicativos de Bancos Digitais vivem essa pergunta na pele.

Há formas de entender se o aplicativo é seguro ou não, basta se atentar aos detalhes e comentários feitos por outros usuários. Iremos te mostrar todas as formas aqui!

O que são Bancos Digitais?

Bancos Digitais são todos aqueles que possuem seus serviços bancários exclusivamente no meio digital. Isso significa que esses Bancos não possuem agências físicas, então você jamais precisará enfrentar filas ou resolver seu problema sentado de frente a um gerente.

Os Bancos Digital são práticos e simples quando o assunto é abrir uma conta e resolver problemas dessa abertura. Entretanto, ainda passam por desconfianças de pessoas mais voltadas ao tradicional.

Grandes exemplos desses Bancos são: Nubank, Inter, C6 Bank, Will Bank e outros que ainda estão em fase de estruturação.

Como saber se o aplicativo do Banco é seguro?

Aplicativos de bancos são comuns na era digital que estamos inseridos, principalmente agora que os Bancos Digitais ganharam protagonismo.

Até instituições mais tradicionais adquiriram o novo formato, como o Banco do Brasil e Caixa Econômica. Claro, todos com funcionalidades reduzidas e ainda enfatizando a importância das agências, mas é inegável o grande passo que deram.

O primeiro passo para saber se o aplicativo é seguro consiste em usar sempre as plataformas de compra da Apple Store, caso seja um celular IOS, e Play Store para Android. Comprando nesses mecanismos, você já garante que serão aplicativos seguros.

Algumas outras dicas são:

  • Olhe sempre se o aplicativo está com avaliações e quais são elas;
  • Nunca utilize outras plataformas de compra de aplicativos;
  • Verifique nos sites oficiais se o Banco de fato oferece aplicativo. Pode ser que algum deles não tenha um ativo e por isso não ofereça;
  • Evite colocar senhas com reconhecimento facial, pois muitas vezes é mais fácil de ser invadido.

Bancos Digitais colocam todo processo de abertura de conta de forma digital

É importante se atentar que todos os Bancos Digitais oferecem o processo de abertura de conta completamente digital, então isso inclui o envio de documentos.

Caso você vá abrir uma conta, precisará tirar foto da sua identidade, CPF, de si mesmo, do comprovante de residência em alguns casos e do preenchimento de todos os seus dados. Caso você tenha checado que o app é seguro, siga normalmente com essas solicitações.

Atenção: sempre que tirar foto de um documento, exclua a imagem do seu smartphone! Isso é muito importante para evitar possíveis fraudes com os seus dados. Se algo acontecer mesmo assim e seus dados forem vazados, procure uma unidade de polícia para te ajudar.

Como não cair em golpes?

Golpes acabam sendo frequentes na era digital e isso se deve muitas vezes por decorrência da frequência com que nossos dados são expostos.

Separamos aqui algumas dicas para que você não caia em golpes ou armadilhas no mundo digital.

Primeiro: não clique em links suspeitos, principalmente se for enviado via SMS.

Segundo: Não passe nenhum dado para estranhos, seja presencialmente ou via mensagem de texto.

Terceiro: Evite tirar fotos de documentos, mas caso precise, exclua assim que forem utilizadas.

Quarto: Não deixe nenhuma conta logada no celular, sempre que sair da conta, encerre a utilização.

Ainda com isso, é necessário ficar bastante atento. Todo o processo de adquirir conta em um Banco Digital é muito seguro e todos os seus dados ficam protegidos com eles.

O que fazer ao cair em um golpe?

Procure uma delegacia imediatamente. Todos os crimes cometidos na internet podem ser denunciados de forma especializada, pois há lei que trata especificamente de crimes cometidos no mundo virtual.

Depois que aconteceu, é importante ter calma para que a situação não piore. Não entre em mais nenhum site duvidoso e espere a orientação das autoridades. Caso tenha sido um golpe envolvendo seus dados bancários, entre em contato com o banco para o bloqueio da conta, assim ninguém mais vai conseguir ter acesso a nada.

Ter cuidado na era digital nunca é demais. Atenção e precaução são fundamentais e podem te proteger de diversas situações danosas para sua saúde física e financeira.

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

0 comentários