Comando IF no PHP

O Comando IF é um dos comandos mais importantes na história da programação. Em português, significa SE. Esta estrutura de decisão permite executar blocos de acordo com uma condição.

O PHP possui uma série de estruturas e conhecer cada uma irá melhorar muito a qualidade do seu software. Neste artigo, vou te ensinar como funciona o comando IF no PHP.

Sintaxe do IF

O bloco de comando deverá ser demarcado por chaves. Você também pode colocar um bloco de código para caso a condição não seja satisfeita.

<?php
  if (expressão) {
    // escreva seus comandos aqui caso a expressão retorne true
  } else {
    // escreva seus comandos aqui caso a expressão retorne false
  }
?>

Perceba que além do IF, temos outro comando ELSE. No Else, nós podemos programar o que nosso sistema irá fazer caso a expressão não retorne verdadeira.  Na expressão, podemos adicionar alguns operadores lógicos para testar as expressões. São elas:

  •     > : Maior
  •     < : Menor
  •     >= : Maior ou igual
  •     <= : Menor ou igual
  •     == : Igual
  •     != : Diferente

Else IF

Existe também o comando Else IF. Que pode ser utilizado para testar diversas condições. Caso a primeira condição não seja verdadeira, o interpretador do PHP irá testar as outras condições.

Afinal, qual a diferença entre o Else e o ElseIf

O else não faz o interpretador verificar uma nova condição. Ele simplesmente irá executar um outro bloco de códigos, como se fosse um caso geral.

Já o else if é semelhante ao if, e faz verificar a expressão. Você também pode fazer diversas elseif durante o seu código. No entanto, existe uma estrutura específica para isso, que é o Switch.

Exemplos de If no mundo real

Imagine que nós queremos exibir uma saudação para todos os usuários que entrarem em nosso sistema.

<?php
$d = date("w");
if ($d == 4)
echo "Tenha um bom fim de semana!";
else if ($d == 0)
echo "Tenha um excelente domingo!";
else
echo "Tenha um bom dia";
:?>