Como editar arquivos HTML

Então, você quer aprender como editar arquivos HTML? Neste pequeno artigo, vou te mostrar a forma correta de editar código HTML e manipular seus arquivos.

Presumo que você tenha uma página Web e precisa fazer a edição do código para adicionar informações ou alterar alguma informação de uma página que já existe.

Você até consegue acessar a página em seu navegador mas não encontrou ainda como fazer a alteração deste arquivo. Não se preocupe, neste artigo eu vou te dizer como fazer a edição correta desses arquivos.

Resumidamente, você precisará de um software específico para editar arquivos HTML.

O que são arquivos HTML?

Como você já sabe, esses arquivos obedecem a linguagem de marcação HTML.

O HTML é uma das linguagens que utilizamos para desenvolver sites, especialmente para serem exibidas através de um navegador. O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto.

Resumo:

  • HTML é uma sigla Hyper Text Markup Language
  • Descreve uma estrutura para ser lida por navegadores
  • Os elementos de um documento em HTML são representadas por tags

Toda página na Internet é feita utilizando esta linguagem de marcação.

Agora que conhecemos um pouco mais sobre a linguagem de marcação, vamos aprender como editar arquivos HTML.

Afinal, como editar arquivos HTML em minha máquina?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é o HTML, chegou a hora de aprender como editar arquivos HTML em sua própria máquina.

A maneira correta de editar o código HTML é usar um editor de texto simples ou um editor específico para trabalhar com código. Sendo que o mais indicado para editar arquivos HTML são editores de código.

Os editores de código não farão qualquer alterações não autorizadas dentro do arquivo HTML, o que significa que não terá quaisquer surpresas desagradáveis depois de gravar as suas alterações.

É possível editar arquivos HTML em um servidor?

Sim, é possível.

Basta que você tenha acesso ao servidor onde está hospedado seu site. Desta forma, você poderá editar arquivos HTML seja em sua máquina ou em um servidor.

Como encontrar uma boa ferramenta para editar arquivos HTML?

Editores de texto podem ser encontrados em qualquer sistema operacional.

O bloco de notas é o editor de texto simples mais conhecido no sistema operacional Windows. Para acessá-lo, basta utilizar o botão direito do mouse em cima do arquivo HTML a ser editado.

O bloco de notas irá abrir o arquivo HTML em formato de código para que possa começar a editar imediatamente.

Exemplo de como editar arquivos HTML usando o bloco de notas no Windows

Exemplo de como editar arquivos HTML usando o bloco de notas no Windows

O TextEdit é o editor de texto simples para Mac OS. Para acessá-lo, use o botão direito do mouse no arquivo HTML e abra com o TextEdit. O TextEdit irá abrir o arquivo HTML em formato de código para que possa começar a editar.

Mas o ideal para editar arquivos HTML é através de uma ferramenta própria para isso, um editor de código. Vou te dizer mais sobre isso no próximo tópico.

Utilizando um editor de código

Existem diversos tipos de editores de código que podem ser usados para te ajudar a como editar arquivos HTML.

A principal diferença entre editores de código e os editores simples, é que um bom editor de código possui marcadores de sintaxe embutidos, enquanto um editor de texto simples exibe o código apenas em preto e branco.

O benefício do realce de sintaxe é que ele torna a edição muito mais fácil.

Notepad++

Este é o editor de arquivos HTML que indico para você. Você poderá alterar seus arquivos HTML e ter recursos adicionais que não são encontrados em editores simples.

Exemplo de como editar arquivos HTML usando o Notepad++

Foi lançado pela primeira vez em 24 de novembro de 2003, pelo desenvolvedor Dan Ho, e ainda está em desenvolvimento ativo.

O Notepad++ foi especialmente concebido para editar o código-fonte. Por exemplo, o termo “++” (mais-mais) no nome é uma referência ao operador incremental em linguagens de programação como C, C++, Java e JavaScript. No entanto, é possível também editar arquivos HTML com este editor.

O Notepad++ é útil sempre que precisar de fazer alterações significativas num arquivo de texto. É o mais indicado e o mais simples editor de código que pode ser utilizado.

 

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

error: Conteúdo protegido