Don't Miss

Como programar em Java Web

By on agosto 14, 2018

Java Web tem diversos benefícios para quem busca desenvolver softwares escaláveis e independente de plataforma.

Um dos profissionais mais requisitados no mercado hoje é o desenvolvedor full-stack, que tem habilidades para programar tanto no front-end e quanto no back-end.

Este é o estágio mais difícil de se chegar como desenvolvedor, devido a variedade de tecnologias envolvidas e conceitos diferentes em cada lado.

É tão diversificado quanto depurar Javascript em uma interface no cliente e logo após, alterar a consulta a um banco de dados dentro de um serviço.

Dica Extra: Baixe Gratuitamente três livros que eu indico para todo iniciante em Java Web.

Por onde Começar a programar em Java para Web?

Para aspirantes a desenvolvedores, aprender a tecnologia pode parecer difícil.

Além disso, a tecnologia está sempre evoluindo e mudando rapidamente. Por isso, o mais indicado é fazer um curso onde você pode aprender rapidamente e não perder tempo.

Um curso que indico é o Curso Java Avançado para Web, que pode te ajudar a alcançar rapidamente o uso de tecnologias tanto no Front-end quanto no Back-end.

As Tecnologias Do Lado Do Cliente

Meu conselho para os novos desenvolvedores é começar com o básico: HTML, CSS e Javascript.

Estas tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento web. Essas tecnologias também são genéricos, por isso, está presente em qualquer linguagem de backend que você escolha.

HTML

Isso é o que faz uma página da web.

Você precisa ter um sólido conhecimento de HTML, uma vez que o navegador primariamente interpreta HTML.

Os arquivos HTML são gerado sob demanda. No Java Web, você estará escrevendo um código que gera o documento HTML para o navegador da web. Você precisa ter uma sólida compreensão da estrutura de um documento HTML.

CSS

É isso que os estilos de uma página. Ele controla os tipos de letra, as cores, o layout em geral.

Enquanto o HTML define que o conteúdo de uma página da web, CSS define como fica quando apresentado em um navegador. Por exemplo, você pode usar um conjunto de regras CSS para um ambiente de trabalho do aplicativo web e um conjunto diferente de regras CSS para um aplicativo de celular.

Ambos, HTML e CSS, são interpretados pelo navegador do usuário.

Javascript

Eu sei que você já deve ter ouvido isso mas: não confunda com Java com Javascript – são linguagens completamente distintas.

Enquanto existem algumas sintaxe semelhanças, esses dois são completamente diferentes linguagens de programação.

Javascript é o que geralmente faz algumas funções no lado do cliente, como validação de formulários e outras pequenas ações no navegador. Através do uso de Javascript, você pode alterar dinamicamente o HTML/CSS baseado em ações do usuário, dando a página da web de um aplicativo como a sensação para o usuário.

HTTP/HTTPS

É o protocolo de Transferência de hipertexto – como é feita a comunicação entre o cliente e o servidor web.

Eu vejo muitos desenvolvedores web que não entendem o HTTP. Isso é absolutamente essencial para você entender.

Especialmente à medida que você começar a trabalhar com AJAX. Você precisa saber a diferença entre um POST e GET. Existem também códigos de status HTTP 200, 301, e 404 – e muito mais.

Como desenvolvedor Java Web, você vai trabalhar com HTTP todos os dias.

As Tecnologias Do Lado Do Servidor

Java

A questão é como tornar-se um programador Java.

Então, é claro que você vai precisar conhecer a linguagem de programação Java. Além do Java em si, você deve estar familiarizado com o Java Servlet.

Há também diversos frameworks web, que abstraem o uso do Java Servlet.

JPA

JPA é o padrão para trabalhar com os tradicionais bancos de dados relacionais em Java. O Hibernate é a implementação mais popular em uso hoje.

Como desenvolvedor, você estará trabalhando com bancos de dados. Você vai conseguir obter o conteúdo do banco de dados para exibir em uma página da web, ou receber o conteúdo do usuário para armazenar no banco de dados.

Servidores

Uma aplicação para Web precisa de um servidor.

O Tomcat é, de longe, o mais popular servidor de aplicativo Java.

Estes são implantados em servidores de aplicações, tais como o Tomcat para fornecer o ambiente de tempo de execução do aplicativo da web.

Frameworks em Java

Como você sabe, as tecnologias no lado do cliente são completamente independentes das tecnologias do lado do servidor. É possível desenvolver web sem utilizar um dos frameworks.

No entanto, o uso de frameworks é importante. Se fizer aplicações sem o uso de frameworks, você vai escrever um monte de código para lidar com as coisas de que um framework, e tem uma equipe por trás, na manutenção e te poupando muito tempo.

Spring Framework

O Spring Framework é uma excelente opção de framework para aplicações web de grande escala. Exatamente as métricas são difíceis de determinar, mas eu tenho visto algumas estimativas que dizem que Spring Framework é usado em mais de 60% de aplicações em Java para Web.

O que realmente não é muito surpreendente. Você tem injeção de dependência, e outros recursos importantes para orientação a objetos. Você também tem o Spring MVC, um maduro e flexível framework em MVC.  E também há o ORM para ajudar com persistência.

O Spring Framework tem outros projetos que vão ajudar você na construção de aplicações de larga escala.

Grails

Grails é um framework seguindo a ideologia Rapid Application Development (RAD), construído em cima do Spring Framework. Você começa com o Spring,  em seguida, os benefícios de produtividade do Groovy.

Grails é ver mais e mais uso na empresa. Um dos pontos fortes do Grails é a sua excelente apoio à comunidade.

JBoss Seam

O JBoss Seam é provavelmente a  mais próxima de uma alternativa para o Spring Framework.

JBoss Seam segue o padrão JEE.

O JBoss Seam é uma boa alternativa, com um bom suporte, e a adoção na empresa. O JBoss Seam é muitas vezes criticado como sendo mais lento do que o Spring Framework em termos de desenvolvimento e desempenho. Alguns são muito mais críticos do JBoss Seam.

Conclusão

Tornar-se um programador Java web não é algo simples, e requer bastante experiência para se tornar um bom desenvolvdor.

No entanto, ser um desenvolvedor um Java web pode ser muito gratificante. Você pode começar apenas com foco em front-end, ou apenas em tecnologias back-end.

Se eu estava começando como um Java web developer hoje, eu provavelmente iria se concentrar primeiro no lado do cliente tecnologias. Se você quer um material consistente para aprender ambos e ser um desenvolvedor completo, clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *