Don't Miss

Como ser um bom desenvolvedor de software

By on agosto 9, 2018

Como um bom desenvolvedor, você precisa melhorar constantemente a si mesmo nessa constante evolução da nossa indústria. Como você sabe, a área de desenvolvimento de software é uma área na qual se precisa aprender e usar novos conhecimentos a cada dia.

O que os desenvolvedores bem sucedidos têm em comum, é que eles se preocupam com a programação, a qualidade, testes, e boas práticas. Na verdade, bons desenvolvedores querem que seu código seja o mais eficaz e eficiente possível – como uma forma de arte.

Seja responsável

Um programador profissional precisa ser responsável por seus projetos, principalmente se depende dele a solução para este problema.

Este é um problema do que a solução também depende de uma gestão e de como a empresa lida com ele. Toda empresa deve incentivar os desenvolvedores a assumir a responsabilidade de suas ações e, mais importante, do código de escrever.

Se o seu bug está em produção, fazer tudo em seu poder para corrigi-lo o mais rápido possível. Por isso, não é comum que, algumas vezes, você precise ficar depois do horário para resolver o problema, e isso justifica também seu alto salário.

Aceite Críticas

Software sem bugs é impossível. Talvez seja mais difícil de encontra-los, mas teoricamente, todos tem. E somos todos vítimas de cometer um erro, algo estúpido, e enviar para o repositório.

Como podemos lidar com a crítica diz muito sobre a forma como somos vistos como os desenvolvedores.

Toda crítica deve ser ouvida e aprendida, porque isso é o que o torna melhor no que faz, especialmente se você é criticado por pessoas que têm mais experiência do que você. As chances de aprendizado são muito maiores, e por isso, você não deve despreza-las.

Use funções e classes nativas

Se você está tentando fazer algo que parece bastante comum, as chances são, há já uma função em sua linguagem de programação ou na classe que você pode aproveitar.

Pensar desta forma, sempre irá fazer com que você economize tempo e também dinheiro na busca de solução. Sempre confira a documentação, e claro, utilize também o Google para isso.

Aprenda novas técnicas

Estar sempre aberto para aprender novas técnicas e decidir como eles podem ajudá-lo a ser um programador melhor.

Estar aberto a coisas novas o tempo todo, não apenas descartar as últimas tendências porque você acha que eles vão passar. Tudo é cíclico, mas o que é constante é o conhecimento de que você é deixado com abrindo sua mente para ela.

Um bom desenvolvedor nunca para de aprender, mesmo se você tiver 20 a 30 anos trabalhando como desenvolvedor.

Utilize arquivo de configuração em seu sistema

Em vez de ter o seu banco de dados, ou de ter configurações espalhadas por toda parte do seu código, porque não basta criar um arquivo que contém as configurações.

Se você precisar alterar os detalhes mais tarde, você pode fazê-lo em um arquivo, em vez de vários arquivos. Isso também é muito útil quando você precisa usar outras funções e constantes ao longo de vários scripts.

Valide os dados antes de salvar no banco de dados

A injeção SQL é mais comum do que você pode pensar, e a menos que você queira uma grande dor de cabeça mais tarde.

Teste também seu código

Não vou falar exatamente sobre TDD, mas tenha em mente que os testes de qualquer natureza, são muito importantes para a entrega de um código de qualidade.

Como você sabe se algo quebrou sem testá-lo?

Você sabe o que você estava fazendo um par de meses atrás, em um recurso especial da base de código?

A partir de testes, você pode aprender o código realmente funciona. É como um guia para os desenvolvedores, assim como o índice de um livro. Testes de mostrar-lhe para onde olhar e o que procurar.

Escrever testes para o código, é importante e difícil no começo, mas foi provado ser benéfico a longo prazo, inúmeras vezes.

Tenha arquivos de log

Em ambientes de produção, muitas vezes, nós desenvolvedores não temos acesso. Não é mesmo?

Por isso, ter arquivos de log é necessário para podermos entender maus funcionamentos em ambiente de produção.

Melhore sua comunicação

Eu já vi projetos e empresas desmoronar porque os membros da equipe não conseguia se comunicar. Imagine o estrago que pode ser feito em uma reunião de requisitos, por exemplo.

Manter uma comunicação simples e direta, cortar os intermediários entre você e o receptor.

Empresa sofre muito isso – é por isso que ele está se movendo tão lentamente, cada decisão tem que ir através de uma dúzia de pessoas, e este é o lugar onde equipes ágeis brilhar.

Manter uma comunicação simples e conciso significa que você pode se mover mais rápido do que os outros, você pode entender suas tarefas de forma mais clara e este dá-lhe uma vantagem, por isso não tenha medo de perguntar e fazer perguntas específicas.

Deixe seu código comentado e indentado

A documentação de seu código, através de comentários no seu código é uma boa prática.

Isso pode reduzir o número de horas que outro desenvolvedor terá que enfrentar para entender o código. Comente as partes do seu código, de modo que quando você voltar a visitar mais tarde você vai rapidamente se lembrar o que está acontecendo – e o porquê precisou tomar determinadas ações.

Procure entender o negócio e os problemas que você quer resolver

Ninguém pode criar um bom software sem saber as necessidades e o que ele pretende resolver.

Você precisa ser pró-ativo e interessado no negócio, porque o que reflete no seu trabalho. Sem objetivos claros e sem conhecimento dos problemas da empresa, dificilmente você será útil.

Você precisa ter uma postura pró ativa, principalmente nas novas funcionalidades que implementar e, principalmente, como, mas, para isso, o valor do negócio deve ser clara.

Se você sente que os seus conhecimentos de negócio e objetivos não estão alinhados, comunique com seu superior. Peça para ficar algum tempo com o usuário final, assim, você aprenderá formas de tornar o trabalho deles mais úteis, incluindo o seu.

Troque ideias com outros desenvolvedores

Nenhum desenvolvedor sabe de tudo, não é?

E mesmo se você acha que fazer, há milhares de outras pessoas lá fora que sabe como fazer algo melhor do que você.

Participar de uma comunidade onde se fala sobre a sua linguagem de programação te ajuda a alcançar o próximo nível.

Conectando-se com outros desenvolvedores, você vai aprender as melhores formas de fazer as coisas que você está fazendo atualmente. Compartilhe com a gente quaisquer outras formas que eu perdi sobre como se tornar um melhor desenvolvedor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *