Desenvolvedor de jogos: Entenda mais sobre a profissão

Você já pensou em transformar sua paixão por jogos em uma profissão? Já considerou ser um desenvolvedor de jogos profissional? Esta carreira como desenvolvedor de jogos está em alta.

A área de desenvolvimento de jgoos é o segundo maior mercado da América Latina e um dos mais promissores e procurados, portanto, para os entusiastas lá fora, trago boas notícias: você será muito bem pago e a segunda é que não lhe faltará trabalho.

Há muitas formas de trabalhar como desenvolvedor, sendo CLT ou solicitando abertura de empresa em São Paulo (Ou em seu municipio).

Você pode aprender tudo sobre a área, o que o profissional faz e como é o mercado de trabalho.

Desenvolvedor de Jogos: o que faz?

O desenvolvedor de jogos cria e desenvolve jogos eletrônicos para computadores, telefones celulares, tablets ou consoles de videogame. Ele constrói jogos que têm um propósito, seja para entretenimento, publicidade, educação ou negócios.

O desenvolvedor de jogos desempenha um papel importante em todos os processos de desenvolvimento de um jogo, desde a criação da idéia até o lançamento. Este profissional precisa ter conhecimento sobre muitas coisas, incluindo programação, marketing, narrativa, design, roteiro e música.

Para isso, ele tem que analisar as tendências do mercado, o comportamento e as características do grupo em que o jogo está sendo jogado. O profissional de Game Design cuida de mais do que apenas o roteiro e cenários, mas também de tecnologias de modelagem e linguagem multimídia, que compreendem som e imagem.

Qual a formação de um desenvolvedor de software?

Se você quer se tornar um desenvolvedor, você tem que estar interessado em Ciência da Computação, Informática e Ciências Exatas.

Há vários cursos superiores que são melhores para aprender como realizar as atividades diárias desta função e abrir portas para oportunidades de carreira se você tiver afinidade com esta área.

Bacharelado e tecnológico são dois tipos de cursos que treinam os desenvolvedores. Os bacharelados duram em média de 4 a 5 anos, enquanto os tecnólogos são mais focados para o mercado, e duram entre 2 e 3 anos.

Veja a seguir algumas dessas formações que podem ser diferenciais para a área de desenvolvimento de software:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciência da Computação
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Software
  • Jogos Digitais
  • Redes de Computadores
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas para Internet

Aqueles que procuram um treinamento aprofundado e maior visibilidade no mercado de trabalho podem se beneficiar de tudo isso.

Desenvolvedor de jogos: qual é o perfil?

Os desenvolvedor de jogos precisam saber trabalhar em equipe, estar atualizados com a tecnologia, ter apreço pelo mundo dos jogos para criar jogos realmente interessantes e inovadores, ter uma boa relação com a matemática, bem como ter uma noção de roteiro.

O profissional interessado no campo de design de jogos precisa ter uma visão ampla do jogo, sabendo como cada elemento se mistura com os outros.

O Game Designer precisa estar ciente de todos os aspectos do desenvolvimento do jogo, mesmo que o programador do jogo se concentre apenas no código.

Desenvolvedor de Jogos: como é o mercado de trabalho?

O mercado brasileiro de jogos digitais é o 11º maior do mundo. O Brasil está atrás apenas do México em termos de crescimento da indústria de desenvolvimento de jogos.

Como a demanda por profissionais neste campo está apenas crescendo, a carreira em design de jogos é uma das mais promissoras e bem remuneradas.

Designer de Games: onde posso trabalhar?

O profissional nesta área é capaz de trabalhar em muitos segmentos diferentes:

  • Gameplay:Os jogadores não vão se aborrecer trabalhando no enredo e construindo os personagens e heróis;
  • Equilíbrio:  O sistema de desafio e recompensa deve ser equilibrado por regras que sejam justas para o jogador;
  • Mecanismo do jogo: Os dois melhores motores de jogo de hoje, Unreal Engine 4 e Unity, funcionam e como criar jogos com eles, podem ser aprendidos;
  • Trabalho em equipe: Tenha uma idéia da estrutura do estúdio criativo e do papel dos participantes do projeto, e aprenda a falar a mesma língua que eles.;
  • Fazendo o protótipo: Como aprender o básico do motor do jogo e como testar idéias para melhorar o jogo são algumas das coisas a aprender.;
  • Lançamento: Analisar o mercado, aprender a trabalhar com um editor e calcular riscos, promover um projeto e desenvolver um modelo financeiro.

As principais tarefas dos desenvolvedores de jogos são criar jogos, definir o roteiro, gênero, número de etapas e desafios, e contratar o especialista para fazê-lo.

Também é possível trabalhar em agências de publicidade, estúdios de arte e animação, empresas de produção de vídeo e filme, empresas de produção de sites da Web e até mesmo agências de desenvolvimento de software.

Além disso, muitos profissionais da área se reúnem para criar pequenos estúdios para criar jogos que são vendidos pela internet para jogadores no Brasil e no resto do mundo.

Designer de Games: como posso me tornar um?

Os futuros desenvolvedores de jogos podem usar todas as possibilidades que foram vistas.

Se você não tem certeza por onde começar, não se preocupe! Nós o ajudamos a maximizar suas habilidades e transformá-las em sucesso.

Você dominará o fascinante processo de criação de jogos desde o desenvolvimento de conceitos e implementação mecânica até a prototipagem, balanceamento e publicação com Game Design: De Zero a PRO.

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

0 comentários