Diferença entre Java e JavaScript

Muitos se perguntam qual é a diferença entre Java e JavaScript e quais são as semelhanças entre as duas linguagens.

Como você já deve saber, Java e JavaScript são imensamente utilizados no mundo do desenvolvimento de software. Mas será que as duas linguagens significam a mesma coisa?

Como você verá neste artigo, apesar da forma de escrita serem parecidas, são duas linguagens completamente diferentes. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre Java e JavaScript e entender as particularidades de cada linguagem.

O que é JavaScript?

JavaScript foi inicialmente criado para fazer páginas mais dinâmicas.

Os programas nesta linguagem são chamados de scripts. Eles podem ser escritos direito dentro do HTML de uma página web e executar automaticamente assim que a página for carregada. JavaScript é uma importante linguagem de desenvolvimento para front end.

Com o JavaScript, é possível lidar com eventos em uma página, marcação de cookies, validação de campos de formulário, animações e utilização de banco de dados por Ajax (JavaScript Assíncrono e XML).

É uma linguagem leve que roda no lado do cliente, ou seja, um navegador web interpreta seu código e exibe seu conteúdo manipulado em navegadores.

Inicialmente foi desenvolvida pela Netscape, Inc e não faz parte da plataforma Java.

Veja também: curso de desenvolvimento full stack (Front end e Back end) da Danki Code.

O que é Java?

Java é uma linguagem de programação criada por James Gosling e desenvolvida pela Sun Microsystems.

Java pode ser usado para criar aplicativos completos que podem ser executados em um único computador ou ser distribuídos entre servidores e clientes em uma rede.

Ele também pode ser usado para construir um pequeno módulo de aplicação ou applet para uso como parte de uma página Web.

Java tornou-se inestimável para os desenvolvedores, permitindo-lhes:

  • Escrever software em uma plataforma e executá-lo em praticamente qualquer outra, desde que suporte Java.
  • Criar programas que possam ser utilizados dentro de um navegador web e acessar os serviços web disponíveis.
  • Desenvolver aplicações do lado do servidor como fóruns, lojas virtuais, pesquisas, processamento de formulários HTML, e muito mais.
  • Combinar aplicações ou serviços usando a linguagem Java para criar aplicações ou serviços;
  • Escrever aplicações para smartphones, processadores remotos, microcontroladores, módulos sem fio, sensores, gateways, produtos de consumo, e praticamente qualquer outro dispositivo eletrônico.

Qual a diferença entre Java e JavaScript

Você ainda pode se perguntar qual a diferença entre Java e JavaScript.

Apesar de Java e JavaScript serem linguagens de programação orientadas a objeto, ambas possuem diferentes campos de atuação e portanto, bastante diferentes.

Java é uma linguagem de programação que entrou em uso no ano de 1995, desenvolvido pela Sun Microsystems que mais tarde, foi adquirida pela Oracle.

As aplicações desenvolvidas em Java precisam ser executadas por uma máquina virtual chamada JVM. Isso possibilita que aplicações Java possam funcionar em diversos sistemas operacionais e dispositivos diferentes.

Já o JavaScript é utilizado apenas para criar páginas HTML dinâmicas.

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

error: Conteúdo protegido