Exemplos de Internet das Coisas: Entenda o Conceito

Os exemplos de Internet das coisas estão presentes no nosso dia a dia e na maioria das vezes não percebemos. Mas afinal, o que é Internet das Coisas?

Isso acontece porque já estamos acostumados com a tecnologia que faz parte da nossa rotina como, por exemplo, smartphone, computadores, smart TV e entre outros aparelhos que estão conectados diretamente com a internet.

Esses dispositivos estão espalhados nas nossas casas, nos ambientes de trabalho e entre outros locais e promovem diversos benefícios.

Essa integração tecnológica em nossas vidas, principalmente a internet é o um dos grandes eixos da revolução digital que estamos vivendo agora no presente, que com certeza evoluirá ainda em um futuro cada vez mais próximo.

Para você ter uma ideia de como a revolução digital um dia iria fazer parte das nossas vidas, em 1980 o cientista da computação, Mark Weiser, lançou a ideia:

As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano e tornam-se indistinguíveis”

Atualmente 41 anos depois, essa ideia não perdeu a sua relevância e um dos grandes exemplos é a Internet das Coisas.

Muitas pessoas ainda não conhecem de fato esse termo, mas as suas tecnologias estão cada vez mais presentes em todos os ambientes.

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das coisas, em inglês Internet of Things ou IoT é um conceito que aborda todos os objetos estão conectados à internet e entre si por meio da rede.

Equipados com sensores, circuitos eletrônicos e softwares, esses objetos conseguem coletar, processar e trocar informações.

Entretanto, um ponto interessante sobre esse é conceito que as pessoas ainda não entendem é que as “coisas” que estão conectadas não dependem na ação humana.

Esses dispositivos percebem o ambiente ou sistemas em que estão inseridas, fazem a troca de informações entre si e com a rede mundial e automaticamente realização alguma ação, de acordo com a sua programação.

Mas também existem objetos que permitem o Input Humano (entrada de dados), como os smartwatches que monitoram os batimentos cardíacos do seu usuário e ainda oferece outras funções.

Entretanto, estamos falando de objetos que funcionam de forma independente aos usuários.

Quais sãos os principais exemplos de internet das coisas?

Uma boa maneira de entender esse conceito tecnológico é observando os dispositivos que fazem parte dele.

Observe alguns exemplos:

SmartHomes

As casas se tornam mais inteligentes através de dispositivos eletrônicos que se comunicam com o smartphone, permitindo assim que usuário possa controlar o ambiente com facilidade.

Além disso, também existe a geladeira inteligente, sistema de compras automáticas, iluminação e entre outros dispositivos que são controlados por comando de voz.

Fechaduras inteligentes

As fechaduras inteligentes são dispositivos úteis para diversos ambientes, elas são conectadas à internet através do Wi-FI e Bluetooth e elas permitem os donos possam controlar as portas à distância.

Além disso, esses dispositivos ainda fazem o envio das imagens de visitantes ao smartphone do usuário. Ao observar a imagem ele poder permitir o acesso onde estiver.

Termostatos

Um dos exemplos desse conceito são os termostatos inteligentes, eles automaticamente medem a temperatura do ambiente e regula o ar-condicionado ou aquecedores da maneira adequada.

Além disso, eles são capazes de aprender a rotina das famílias e ainda podem ser controlados à distância por aplicativo.

Automóveis conectados

No mercado automotivo já existem diversos modelos de veículos com painéis de conexão à internet, além das integrações com diversos aplicativos.

Porém, a revolução da Internet das Coisas levará os automóveis para outro nível ao possibilitar o surgimento de carros inteligentes que dispensaram o controle do motorista.

Além disso, também oferecerá diversas soluções para o transporte público.

Conclusão

Como você pode ver existem milhares de exemplos de internet das coisas no nosso dia a dia.

Essa tecnologia tem com objetivo facilitar a vida de todos nós por meio dos dispositivos que são conectados entre si.

A cada dia surge um novo equipamento eletrônico como, por exemplo, computadores, relógios e entre outros.

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

0 comentários