Laravel

Desde o lançamento em 2011, a Laravel tem tido um crescimento gigantesco. No Github, consta mais de 40.000 desenvolvedores pelo mundo, criando e testando funcionalidades do framework.

O objetivo deste artigo é te dar um guia para iniciar o aprendizado deste framework. Este guia irá te ajudar a entender o porquê do Laravel é tão útil para o desenvolvimento PHP, quanto melhorar sua produtividade com a linguagem.

Antes de começar, você precisará ter um ambiente de PHP em sua estação de trabalho. Caso você tenha dificuldade em montar seu ambiente, ou ainda não montou, eu separei este artigo para te ajudar.

O que é Laravel

Laravel é um framework MVC poderoso disponível para PHP. Criado por Taylor Otwell, foi desenvolvido para ser simples o desenvolvimento Web.

Robusto e open source, Laravel oferece ferramentas que auxiliam na arquitetura e incorpora diversas features de frameworks Web conhecidos como o ASP.NET MVC, Ruby on Rails, Code Igniter, entre outros. Por isso, se você conhece desenvolvimento Web e tem um conhecimento intermediário de PHP, conhecer a fundo Laravel trará grandes benefícios para sua carreira de desenvolvedor.

Sem falar que irá aumentar (e muito) sua produtividade. Laravel também tem módulos nativos de segurança, que pode prevenir diversos tipos de ataques em seu ambiente de produção.

Por quê aprender framework Laravel?

Laravel é considerado um dos melhores frameworks PHP. Eu separei alguns dos benefícios de utilizar este framework:

  • Documentação clara e objetiva
  • Curva de aprendizado rápida
  • ORM simples de trabalhar
  • Sintaxe simples e humana na maioria dos seus componentes
  • Flexibilidade (cada componente é fácil de estender e injetável)
  • Integração com front-end nativa
  • Possui nativamente cronjobs, filas de disparo de e-mail, paginação nativa, autenticação e muito mais.

Benefícios de usar Laravel

Desenvolvedores podem desenvolver aplicações em poucos minutos. Isso porque o framework nos traz ferramentas que nos ajudam a desenvolver sites rapidamente, estáveis, seguros e com fácil manutenção.

Tarefas que levariam horas para serem implementadas em outros frameworks, com Laravel, podem ser implementadas em minutos, graças as rotinas pré-prontas dentro do framework. Isso é bem claro quando trabalhamos com autenticação, paginação automática, cache, permissão de usuários, validação de formulários e outras rotinas que são comuns durante o desenvolvimento de software.

Suporte a arquitetura MVC

O framework segue o padrão MVC, que auxilia na clareza de responsabilidades entre a camada de apresentação e a lógica.

Essa arquitetura melhora o desempenho do desenvolvimento e manutenção do código, também auxilia na documentação e possui diversas funcionalidades nativas que auxiliam o uso.

Essa separação permite que designers e programadores de front-end possam trabalhar independente dos desenvolvedores, sem precisar interagir ou terem problemas com ferramentas de controle de versão (como o Subversion).

Modularidade

Laravel possui mais de 20 bibliotecas e podem ser divididas em módulos. Totalmente compatível os príncipios do PHP, auxlia desenvolvedores a criar módulos em suas aplicações.

Testabilidade

Muitos desenvolvedores adoram a capacidade de fazer testes unitários. É possível fazer com que testes sejam feitas quantas vezes forem necessários para ter segurança que a aplicação não irá subir para o ambiente de produção com potenciais problemas mapeados.

Isso eleva o patamar do seu deploy e auxilia a criação de sistemas mais estáveis.

Rotas (URL Routing)

Rotas no Laravel podem ser definidas em app/http/routes/php file. Este arquivo é nativo do framework, e auxilia a definir um método simples para expressar suas URLS. É extremamente fácil tornar suas URLS amigáveis com o Framework.

Gerencia de configuração

Sem dúvida, a maneira como sua aplicação trata os erros que podem acontecer durante o uso do seu sistema pode impactar a confiança que ele tem em seu sistema.

Com Laravel, você tem uma completa configuração e gerência de erros em nível de projeto. Você também tem um poderoso log que pode te ajudar a mapear e guardar informações importantes durante sua aplicação.

ORM

Provê uma clara e simples ORM para trabalhar com banco de dados, sem que o desenvolvedor precise utilizar SQL.Todo o código de acesso as funções e consultas ao banco, são realizadas com sintaxe em PHP.

É considerado um dos mais rápidos ORMs entre os frameworks PHP.

Criação de templates

O framework possui templates nativos que auxiliam na criação de layouts com conteúdos dinâmicos. Também traz diversos códigos que incluem JavaScript e CSS como estrutura.

Conclusão

Sem dúvida, o framework traz muita facilidade e velocidade para o desenvolvimento.