Linguagens de programação para iniciantes

Muitas pessoas procuram saber qual é a melhor linguagem de programação para quem inicia no desenvolvimento de software.

Com o mercado cada vez mais exigente, se faz necessário que desenvolvedores tenham uma compreensão sólida de uma linguagem de programação, e muitas vezes, mais que uma. Isso pode gerar dúvidas entre os iniciantes, principalmente se você está decidindo qual delas aprender.

Se você está procurando aprender a programar, talvez você deva estar se perguntando: quais são as melhores Linguagens de programação para iniciantes? Neste artigo, vou te dar alguns indicadores e comparação de salário, popularidade entre diferentes linguagens de programação.

Se você está procurando aprender a programar para alcançar uma nova carreira ou evoluir nela, ou desenvolver software como hobby, tenho certeza que este artigo irá te ajudar a decidir qual linguagem de programação começar.

Por que decidir qual a linguagem de programação é tão importante?

Há várias considerações que entram em jogo ao tomar sua decisão, como o nível de dificuldade que você está disposto a aprender, as habilidades que você já possui que podem se alinhar com uma linguagem e suas razões pessoais para aprender uma linguagem de programação.

Se você quer desenvolver uma aplicação móvel, ter uma certificação de programação mobile, ou aprender novas habilidades, você precisa escolher a linguagem de programação correta para aprender.

Abaixo você encontrará algumas linguagens de programação populares que estão em demanda agora entre os empregadores.

Para cada um você encontrará um pouco sobre a linguagem e a complexidade, bem como como como ela é usada. No entanto, não deixe que o rótulo de principiante dificulte as coisas.

Mesmo uma linguagem de programação descrita como apropriada para um iniciante fica mais complexa à medida que você se torna mais proficiente e experiente em usá-la.

Como escolher a melhor linguagem de programação pra você

Lembre-se que aprender uma linguagem de programação exige horas e horas de dedicação. Por isso, eu sugiro alguns fatores para você escolher sua primeira linguagem de programação.

  • Verifique quais são os requisitos para propostas de emprego
  • A curva de aprendizado para cada linguagem

PHP

PHP é uma linguagem considerada amigável e muito indicada para quem quer aprender a programar. Seus conceitos são fáceis de entender, e é possível desenvolver com PHP praticamente qualquer tipo de sistema.

O desenvolvimento com PHP é flexível o suficiente para resolver a maioria dos problemas, e não é a toa que praticamente 80% da Internet utiliza PHP em seus sistemas.

A maioria dos sites desenvolvidos para Internet são feitos utilizando PHP: Facebook, Wikipedia, Yahoo!, Tumblr, WordPress, e muitos outros foram desenvolvidos nesta linguagem.

É uma excelente escolha para quem quer aprender uma linguagem de programação robusta.

Baixe Gratuitamente o livro Como se Tornar um Desenvolver Full Stack Completo. Clique aqui.

Ruby

Ruby é uma linguagem dinâmica, orientada a objetos usada para desenvolvimento de sites e apps . Foi criada em 1993 por Yukihiro Matz Matsumoto para para que programadores pudessem ser produtivos. Se tornou especialmente popular com o framework Ruby on Rails.

Ruby parece muito com o inglês, e sua leitura é bastante simples de ser entendida. Sites como Twitter, Groupon, GitHub, Airbnb, Shopify, Bloomberg e Slideshare foram desenvolvidos com Ruby on Rails.

JavaScript

JavaScript é uma outra linguagem que demanda tempo para aprender, onde pode-se trabalhar principalmente com desenvolvimento front-end.

Se você for um desenvolvedor web, com certeza você utilizará esta linguagem.

C#

Desenvolvido originalmente pela Microsoft sobre a plataforma .NET. A linguagem é baseada no C e no C++.

É uma linguagem extremamente poderosa, sendo capaz de desenvolver apps, websites, webservices e até sistemas embarcados. A plataforma .NET abstrai detalhes da programação como o ambiente em que o sistema irá rodar, por isso os desenvolvedores podem focar no que realmente importa.

Sua complexidade pode variar de acordo com seu uso. A interface do Visual Studio, a principal IDE, é fácil de ser aprendida.

Java

Java é sem dúvida a linguagem de programação mais popular que você já ouviu. É uma linguagem criada pelo poderoso James Gosling da Sun MicroSystems em 1991. A plataforma possui uma poderosa máquina virtual, chamada JVM (Java Virtual Machine) O que a torna compatível entre plataformas.

De acordo com o último levantamento do popular forum StackOverflow, Java ainda está em quinto lugar na seção de programação e linguagens de marcação. Assim como a plataforma .NET, sua complexidade pode variar de acordo com o seu uso.

Conclusão

Aprender qualquer linguagem de programação, irá te ajudar a entender as interações entre uma máquina e o usuário. Qualquer linguagem que você escolher, tenha em mente que você deverá aprender profundamente seus conceitos para se se qualificar para o mercado.

Quando você começar a aprender uma linguagem de programação, você irá entender que a maioria delas possui similaridades. Ou seja: a Curva de aprendizado será menor assim que você dominar sua primeira linguagem.

Por considerar a mais completa e adequada para iniciantes, eu sugiro que você comece por PHP – Por entender que há muitas oportunidades no mercado, e também por ser uma linguagem de programação completa.

Quer aprender a ser um desenvolvedor completo e com certificado?

Baixe gratuitamente nosso ebook sobre como ser um desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique no botão abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

Deixe um comentário