O que é Azure? – Entenda como funciona a nuvem da Microsoft!

Um provedor de nuvem ajuda a colocar esse aplicativo online, e o Microsoft Azure é um provedor de nuvem. Neste artigo, contamos mais sobre o Microsoft Azure como provedor de nuvem e quais serviços você pode adquirir com sua ajuda. Portanto, leia com a gente e saiba o que é Azure, vamos lá!

Quer migrar sua empresa para nuvem? O termo “computação em nuvem” pode significar algo para você. Embora “a nuvem” seja principalmente um termo de marketing, a computação em nuvem (Cloud Computing, em inglês) diz algo sobre a disponibilidade de sites, aplicativos da Web ou aplicativos de negócios conectados à Internet.

O que é Cloud Computing?

Primeiro, vamos falar um pouco sobre computação em nuvem, porque a computação em nuvem vai além do que a maioria dos consumidores entende por “nuvem”.

Sim, os dados são armazenados “em algum lugar” na “nuvem” para que você possa usar seu aplicativo pela internet. Mas esse “em algum lugar” sempre pode ser rastreado até um computador físico. No mundo da hospedagem e da nuvem, chamamos esse computador de servidor.

O servidor é um computador plano que é colocado em um gabinete de servidor – uma espécie de gabinete que acomoda vários servidores e onde você pode conectar os servidores à internet. Os servidores estão localizados em um data center.

Provedores de nuvem como a Microsoft têm centenas de data centers à sua disposição em todo o mundo e milhares, senão milhões de servidores. Eles alugam essa infraestrutura para outras pessoas por meio da plataforma do Azure que desenvolveram.

No passado, as próprias empresas eram responsáveis por hospedar os aplicativos. As empresas então tinham seu próprio servidor web, servidores de e-mail e servidores de banco de dados em algum lugar em uma sala de servidores. Tudo estava no próprio hardware adquirido.

Os serviços de nuvem, como o Microsoft Azure, mudaram isso. Com o Azure você pode, por exemplo, comprar uma parte de um servidor (virtual) ou serviços para armazenar dados com apenas alguns cliques. Você paga pelo que usa e pode (em teoria) cancelar mensalmente.

O que é o Microsoft Azure?

Afinal, o que é Azure? A maioria das pessoas conhece a Microsoft do Windows (ou Bill Gates), mas o crescimento da empresa está principalmente na parte de nuvem da empresa: Microsoft Azure. O Azure concorre com serviços semelhantes da Amazon (Amazon Web Services) e Google (Google Cloud Platform) e Alibaba (Alibaba Cloud).

Em teoria, você pode fazer exatamente o mesmo com o Azure e com todos os outros provedores de nuvem. Normalmente, esses tipos de empresas são chamadas quando softwares ou aplicativos precisam estar disponíveis online.

A computação em nuvem é, portanto, destinada principalmente a administradores de sistema e desenvolvedores que “clicam” em opções de hospedagem e back-end subjacentes complexas juntas em um ou mais ambientes de nuvem.

“Self-service”

Em geral, esses próprios técnicos têm a responsabilidade de configurar e gerenciar o ambiente de nuvem. Isso dá muita liberdade. A maioria dos provedores de nuvem tem várias opções. Por exemplo, um desenvolvedor pode escolher que o aplicativo A tenha mais poder de computação do que o aplicativo B.

Essa liberdade de escolha cria muito espaço para otimizar custos. Essa liberdade de escolha muitas vezes também cria complexidade. Montar um ambiente de hospedagem é uma especialidade na qual os desenvolvedores gastam muito tempo. Tempo que eles também podem gastar no desenvolvimento do aplicativo, por exemplo.

Parceiros de nuvem do Azure

O Microsoft Azure oferece apenas um número limitado de serviços gerenciados. Eles dependem principalmente da autoconfiança de desenvolvedores e administradores de sistemas para configurar e gerenciar o ambiente.

A Microsoft tem uma extensa rede de parceiros que ajudam outras empresas a migrar para o Azure. Por exemplo, esses parceiros ajudam na migração de aplicativos no local ou legados, na modernização de aplicativos e no gerenciamento geral de um ambiente de nuvem.

Por que usar o Azure?

Anteriormente, mencionamos que o Microsoft Azure é um concorrente de serviços semelhantes da Amazon e do Google. Então, qual é o motivo para escolher o Azure e não os outros?

Código aberto

No passado, a Microsoft não estava interessada em tecnologia de código aberto. Hoje, eles estão abraçando totalmente a ideia. Por exemplo, eles adquiriram anteriormente a empresa GitHub.

O GitHub é a maior plataforma onde os desenvolvedores de software compartilham código publicamente e melhoram o código uns dos outros. Muitos dos serviços do Azure também são desenvolvidos publicamente por meio do GitHub.

Além disso, grande parte da tecnologia executada na plataforma Azure também é de código aberto. Pense em implantar servidores Linux em vez dos próprios servidores Windows da Microsoft. Essa adoção de código aberto oferece muita flexibilidade nas escolhas tecnológicas.

Muitos serviços inovadores

O Azure é usado para muito mais do que apenas armazenar isso ou hospedar sites e aplicativos Web. Por exemplo, existem vários modelos de computação que usam o poder de computação da plataforma Azure.

Isso também torna a plataforma muito adequada para processar e analisar grandes quantidades de dados. Dentro do Azure existem também vários serviços inovadores na área da Internet das Coisas, Machine Learning e Inteligência Artificial.

Integrações com o restante dos serviços da Microsoft

Além da hospedagem de aplicativos na nuvem, a maioria das empresas também utiliza sistemas de back office. Podem ser, por exemplo, ferramentas de comunicação e colaboração (processamento de texto, programas de bate-papo), sistemas para encontrar informações importantes do cliente (CRM) ou sistemas onde ocorrem os processos de negócios mais importantes. Muitos desses sistemas também fazem parte do cenário da Microsoft.

Entendeu melhor o que é Azure? Deixe seu comentário abaixo caso ainda possua dúvidas sobre o assunto. Até a próxima!