O que é TortoiseSVN?

O TortoiseSVN é uma ferramenta livre e de código fonte aberto com a função de ser um cliente para o sistema de con­trole de versão Subversion. Isto é, ele monitora em tempo real um repositório de dados local verificando se existe alguma coisa alterada, diferente do repositório de dados encontrado no servidor, marcando com diferentes ícones as modificações encontradas dentro da pasta.

Ele conta com uma série de funcionalidades além de uma interface gráfica integrada com o Windows provendo as fun­ções do sistema de controle de versão como se fossem menus do Explorer.

O cliente também possui a sobreposição de ícones, onde cada arquivo ou diretório é marcado com um pequeno ícone que permite rapidamente saber a situação de cada um em relação ao repositório de dados, conforme exibido na Figura 4. Além disso, possui todos os comandos do Subversion dentro de seus próprios menus, podendo ser exibidos relatórios para o controle de versões, janelas de autenticação de usuário, telas de atualizações, submissões e uniões de código, enfim, utilidades para o controle de versão.

Conclusão

Espero que tenha gostado do nosso artigo que fala sobre o TortoiseSVN. Caso tenha qualquer dúvida sobre a ferramenta, deixe um comentário que eu terei o prazer em te ajudar.