Qual a diferença entre UX e UI?

Saber qual a diferença entre UX e UI é muito importante para quem deseja atuar nessa área.

No mercado de trabalho, o UX e UI estão sempre relacionadas e uma das principais dificuldades das pessoas que se interessam por UI/UX é entender as terminologias da área.

A aplicação desses conhecimentos é algo novo, principalmente no mercado brasileiro, o que consequentemente gera algumas confusões e dúvidas.

Sendo assim, para evitar que você se confunda neste artigo vamos falar sobre a diferença entre da uma delas.

Entendendo a diferença entre UX e UI?

Primeiramente, para entender a diferença entre essas áreas você deve saber o que cada termo significa e como ele impacta diretamente o cliente.

UX Design

A sigla UX significa User Experience, que traduzida para o português é “Experiência do Usuário”.

Esse termo trata-se de como os clientes da sua empresa interagem com o seu produto ou serviço a partir dos elementos que são disponibilizados.

Como o próprio nome sugere a experiência promovida ao cliente é um fator determinante para o fracasso ou sucesso de uma marca.

Entretanto, o UX não se direciona apenas a experiência que o usuário terá no produto final, mas com também com as etapas preliminares.

Nesse sentido, oferecer conteúdos relevantes para os clientes é fundamental, mas também depende da maneira que ele será consumido.

Isso porque não adianta oferecer um produto ou serviço completamente diferente daquilo que está sendo divulgado.

Além disso, o designer do seu site precisa ser organizado, intuitivo e responsivo, para que assim a sua empresa passe credibilidade.

UI Design

A sigla UI significa User Interface, traduzido para o português como Interface do Usuário.

Essa área direciona-se a criação de interfaces amigáveis e fáceis para os usuários ou clientes.

A interface, por exemplo, pode ser telas de sites, aplicativos de celular, botões do micro-ondas e entre outras.

A interface é tudo aquilo que o usuário pode interagir de alguma forma, os principais elementos utilizados por ela são: botões, tipografia, ícones e cores.

Como saber diferenciar a UX e UI?

Fazer com que as pessoas consigam sonhar e realizar o seu sonho por meio de algum produto ou serviço é algo audacioso, mas é possível convencer as pessoas se o foco estiver na experiência do usuário.

Nesse sentido, o design está diretamente relacionado ao projeto. Tanto em User Exprience (UX) quanto em User Interface (UI), a experiência do usuário/cliente é o ponto principal.

O UX fica responsável por tratar a forma que uma pessoa se sente enquanto utiliza um produto ou serviço, digital ou não.

Já o UI é funciona como um mecanismo que direciona o usuário pelas interfaces visuais, ou seja, a sua aplicação durante o tempo em que ele a utiliza.

Por exemplo, enquanto você visita um site de alguma empresa, existem algumas ações que fazem com que você siga determinado trajeto.

A função do UI Design é conduzir os usuários naturalmente pela navegação, fazendo que eles tomem alguma ação.

Quais são as características de UX e UI?

Entre a diferença entre UX e UI, para começar o UI conta com uma interface visual, já o UX não conta, isso porque em muitos casos, a sensação do usuário relacionada à experiência de navegação não está ligada diretamente a uma tela em si.

O UI se direciona para o lado racional e o UX está relacionado com o lado emocional. Entretanto, o UI e UX Design são atividades que se completam.

Quais são as habilidades de um UX designer

O UX Designer é um profissional que fica responsável pela estética de uma plataforma digital, com o objetivo de promover uma experiência melhor para os usuários.

Para isso, ele leve em consideração o comportamento dos usuários, seja através da usabilidade, utilidade ou conveniência que são oferecidos. As principais habilidades de um profissional UX designer são:

  • Wireframes: responsável por envolver a composição do site (ícones, botões e entre outros).
  • Projeto de interação: responsável por organizar a interação com os clientes através dos canais disponíveis.
  • Sitemaps: é o mapa responsável pela as informações de um site.
  • Arquitetura da informação: responsável por determinar toda a estrutura e a maneira que as informações são adicionadas no sistema.

Quais são as habilidades de um UI designer

O profissional UI designer tem a responsabilidade de criar o design criativo de um projeto, além de promover uma melhor experiência para os usuários.

O UI designer também fica responsável por agregar alto valor para o público, para que assim consiga encantar os clientes, fortalecer a marca e consequentemente aumentar as conversões.

Para que ele consiga tudo isso o profissional precisa ter conhecimento sobre os principais softwares:

  • Figma,
  • Sketch,
  • Adobe XD,
  • Photoshop,
  • Illustrator.

Com essas ferramentas ele consegue fazer diversos elementos para os projetos como, por exemplo, protótipos, wireframes e entre outros.

Conclusão

As empresas de diversos setores têm investido cada vez mais nas áreas de UX e UI para criar novos serviços e produtos para os seus clientes, o que consequentemente abre oportunidades para os profissionais trabalharem em agências, mercado corporativo e entre outras empresas.

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

error: Conteúdo protegido