Exemplos de Inteligência Artificial

Os exemplos de inteligência artificial estão presentes no nosso dia a dia e você provavelmente já observou alguns deles, mesmo que não tenha percebido.

A Inteligência artificial (IA) é um dos responsáveis pela transformação digital que estamos passando atualmente em diversos ambientes.

Ela vem promovendo diversas mudanças tanto para a sociedade como também os setores da economia em geral.

Por isso, é importante que as empresas entendam esse conceito e se modernizem seguindo as tendências.

Ela é uma das tecnologias disruptivas da atualidade, tendo o potencial para melhorar consideravelmente a maneira que as organizações funcionam.

Com isso as empresas que adotam essa tecnóloga recebem em troca diversos benefícios, independente da sua área de atuação.

Isso porque a inteligência artificial vai além da automação mecânica, envolvendo principalmente os processos cognitivos que ajudam na capacidade de aprendizado.

O seu sistema é capaz de realizar atividades não apenas repetitivas, mas também as manuais que necessitam de análise e tomada de decisão.

Nesse artigo você vai entender o que é e quais são os exemplos de inteligência artificial que fazem parte do nosso dia a dia.

Veja também nosso review sobre o Curso de Desenvolvimento de Games.

O que é a Inteligência Artificial?

Podemos dizer que essa tecnologia é a capacidade de fazer as máquinas pensarem como seres humanos.

Ela é capaz de aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de maneira racional diante das diversas situações.

Para funcionar dessa maneira essa tecnologia conta com elementos como redes neurais artificias, algoritmos, sistema de aprendizado e entre outros que conseguem simular as ações humanas.

Por exemplo, o raciocínio, a forma de percepção de ambientes e também a habilidade de tomar decisões.

Com isso, a (IA) está envolvida com a capacidade de soluções tecnologias inteligente.

Para que isso aconteça ela conta com um sistema de aprendizado que analisa os grandes volumes de informações e assim amplia o seu conhecimento.

Além disso, essa tecnologia também está associada a um campo da ciência que tem com objetivo estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizar as atividades humanas de forma autônoma.

Quais são os principais exemplos de Inteligência Artificial?

Conheça alguns dos exemplos dessa tecnologia que estão presentes no nosso dia a dia.

Big Data

A tecnologia Big Data permite que as informações sejam obtidas de diferentes formas sendo rápidas e seguras.

Para que isso aconteça à inteligência artificial filtra apenas as informações que são relevantes e verdadeiras e entrega para os seus usuários.

Internet das Coisas (IoT)

O termo IoT sigla para (Internet of Thigs) é utilizado para fazer a definição dos objetivos inteligente que estão conectados à internet.

Eles são dispositivos que estão presente no nosso dia a dia e oferecem facilidade para tarefas cotidianas.

Dispositivos como câmeras, telefones, sistemas de segurança e entre outros dispositivos eletrônicos utilizam a inteligência artificial da internet das coisas para oferecer mais recursos.

Assim esses dispositivos conseguem atender as funções dos usuários de acordo com a sua necessidade, como por exemplo, acender a lâmpada usando o celular ou regular o ar-condicionado.

Veja também exemplos de Internet das Coisas aqui.

Mecanismo de busca

Os mecanismos de busca como Google e Bing são ferramentas fundamentais para uma pesquisa na internet.

Os resultados que são oferecidos para os usuários são encontrados pela inteligência artificial.

Ela também é responsável por indexar as páginas, os critérios de ranquemento e entre outros fatores envolvidos no resultado de busca.

Além disso, permite que os usuários utilizem o comando de voz para realizar a pesquisa.

Plataformas de streaming

As plataformas de streaming como Netflix, Spotify e entre outras também utilizam a inteligência artificial.

Ela por sua vez tem a responsabilidade de gerar o conteúdo que será apresentado para os usuários com base nos interesses de cada um, assim ela consegue fazer uma seleção personalizada.

ChatBot

Um dos grandes exemplos de inteligência artificial são os chatbots que foram criados servir como ferramenta de atendimento ao cliente.

Esse sistema funciona oferecendo a solução que o usuário precisa no momento em que entre em contato com o suporte via chat, toda a interação acontece de forma natural como se fosse realmente uma pessoa no atendimento.

Diversas empresas de todos os setores utilizam o chatbot como forma atendimento mais rápido.

Conclusão

Essa tecnologia cada vez mais vem fazendo parte da sociedade e das empresas em geral que buscam adotar uma solução mais inteligente melhorar os seus processos.

Por isso, entender o que é a Inteligência Artificial e como ela funciona é fundamental para a equipe de qualquer empresa, pois terão mais chances de acompanhar e de aplicar as melhorias nos processos sem ficarem “perdidos”.

Quer ser um desenvolvedor profissional?

Baixe nosso ebook sobre desenvolvedor full-stack. Descubra quais são os passos necessários para se tornar um desenvolvedor completo.

Clique abaixo para baixar gratuitamente o ebook.

Sim, Eu Quero o eBook Desenvolvimento Full Stack

error: Conteúdo protegido