Formulários HTML são um dos principais pontos de interação entre um usuário e seu site.
Na prática, esses elementos permitem que usuários possam enviar informações para nosso site e a partir dessas informações, nós podemos responder conforme a entrada de dados.
É através que podemos coletar dados dos nossos usuários, como nome, e-mail, telefone e outros tipos de informações necessárias. Um bom uso de formulários HTML é em ferramentas de automação de e-mail marketing.
HTTP – Hypertext Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Dados) é um protocolo ou padrão de rede implementado em cima do TCP para que navegadores possam interoperar.
Conteúdo
A tag <form>
Os formulários são delimitados pela tag FORM que permite reunir outros elementos HTML como campo de digitação, checkbox e botões.
Métodos de envio de dados
Quando o formulário é preenchido e enviado, os dados presentes são trafegados até o seu servidor de aplicação. O HTML permite dois tipos de envio de dados: post e get.
Método GET
No envio do método GET é feito através do uso da URL. Quando o botão do envio do formulário for acionado, o resultado será algo parecido co meste:
<form action="formulario.php" method="get"> <p> Nome: <input type="text" name="username" value="João Inácio" /> </p> <p> E-mail: <input type="text" name="email" value="[email protected]" /> </p> <p> <input type="submit" value="Inscreva-se" /> </p> </form>
O resultado será algo similar a este:
- http://www.site.com.br/formulario.php?nome=joão inacio&e-mail=[email protected]
Método Post
Um formulário fazendo requisição POST, é a forma mais segura para envio de informações.
<form action="formulario.php" method="post"> <p> Nome: <input type="text" name="username" value="João Inácio" /> </p> <p> E-mail: <input type="text" name="email" value="[email protected]" /> </p> <p> <input type="submit" value="Inscreva-se!" /> </p> </form>
Como o método POST não afeta a url, ela ficará simplificada:
- http://www.site.com.br/formulario.php
Atributos
O atributo Name (nome) é essencial porque permitirá que o script CGI conheça o campo associado ao par nome/valor, ou seja, o nome do campo será seguido do caractere “= e do valor digitado pelo usuário ou, ao contrário, do valor padrão localizado pelo atributo value.
O atributo type permite determinar qual é o elemento que representa a tag INPUT. Veja os valores que este campo pode ter:
Elementos que podem ser utilizados em formulários
- checkbox: são caixas a serem marcadas que aceitam dois status, o checked (marcado) e unchecked (não marcado). Seu valor é boleano.
- hidden: trata-se de um campo oculto. Este campo não é visível no formulário nem para seu usuário. Permite adicionar alguma informação que será recebida pelo servidor de aplicação.
- file: Permite que o usuário especifique um arquivo para que seja enviado junto com o formulário
- imagem: é um botão de proposta personalizado, cuja aparência é a imagem situada no lugar indicado pelo seu atributo SRC.
- password: este é o campo especial feito para senha. Ele aparece como camuflado (*).
- radio: é um botão que permite fazer uma escolha entre várias outras.
- submit: é o botão de envio de formulário.
- text: é um campo de digitação livre que permite inserir uma linha apenas.